Farol da Barra

A imagem do Farol da Barra talvez seja, ao lado do Elevador Lacerda, uma das mais conhecidas em Salvador. Mesmo quem nunca esteve na capital baiana é capaz de identificar, em uma foto de cartão postal, o monumento e sua localização. E se a Bahia começou em Santa Cruz de Cabrália, Salvador nasceu na Barra. Foi lá que o navegador Américo Vespúccio descortinou, em 1501, a Bahia de Todos os Santos. A posse foi oficializada com a colocação do marco da coroa portuguesa, onde hoje estão localizados o Forte e o Farol da Barra. A vocação turística de Salvador já se fazia presente naquele momento.

Foi também nessa estreita faixa de areia banhada por mar de águas mansas, que a contracultura se instalou nos anos 70, com a descoberta do local por parte de hippies e tropicalistas. Pedaço disputado por turistas e moradores da cidade no Verão baiano, ao todo, a Praia da Barra tem pouco mais de 200 metros de praia, delimitada por dois fortes coloniais, já ostentou o apelido de charme de Salvador. E não deixa de merecer ainda hoje, apesar do período de degradação que o bairro passou! É de lá que pode ser visto um pôr-do-sol de encher os olhos nos fins de tarde de Verão. É o chão da Barra também um dos mais concorridos trechos do Carnaval de Salvador. É o bairro de Salvador imortalizado nas canções de Caetano Veloso, um dos bons freqüentadores do pedaço desde os tempos áureos. Point da paquera, já dizia o baiano na canção: "Domingo no Porto da Barra, todo mundo agarra, mas não pode amar".

São quase duas praias, de tão diferentes. De um lado, o Porto da Barra é uma enseada de águas calmas e cristalinas, que fazem do trecho o mais famoso banho de mar da cidade. A praia do Farol da Barra sinaliza o começo da Baía de Todos os Santos, é o mais recomendado ponto para apreciar o pôr-do-sol de Salvador. Ao contrário da praia do Porto, no Farol o mar é forte e com ondas excelentes para surfistas. Em todo o pedaço estão instalados dezenas de bares, restaurantes, hotéis, casa de shows e outros atrativos para o turista.

O mar esconde ainda segredos e tesouros do litoral de Salvador. Estão abrigadas no fundo do oceano dezenas e dezenas de embarcações naufragadas, um paraíso para mergulhadores. A três milhas da praia do Farol, no local conhecido como banco de Santo Antonio, dorme o navio grego Cavo Artemidi, numa profundidade mínima de nove metros e máxima de 30 metros. Já o navio "Cabo Frio" naufragou há 80 anos em frente ao Farol da Barra, a ¼ de milha da costa. Mais além na mesma direção, estão destroços do navio Bretanha, conhecido também como "Navio de Dentro". Para completar a paisagem submarina, em frente ao Porto da Barra podem ser encontrados belíssimos recifes de corais.

 
Home  |  Voltar
 
Home   |   O Hotel   |   Acomodações   |   Serviços   |   Tarifas   |   Conheça Salvador   |   Reservas Online   |   Trabalhe Conosco   |   Fale Conosco


Hotel Pirâmide

Pousada Pirâmide do Sol LTDA

Telefone: (71) 3431-2111

WEBSID Internet
     
      Acesso Restrito | Webmail