1- Praia do Porto da Barra

Não precisa ir muito longe do centro de Salvador para chegarmos a nossa primeira praia da lista das melhores. Porto da Barra fica a apenas 4 quilômetros do agito do centro e é uma das mais visitadas e frequentadas da capital baiana.

Praia do Porto da Barra tem apenas 600 metros de orla, mas é gigante de beleza com uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos. Pelas rochas presentes na região, há formação de piscinas naturais na maré baixa, de águas cristalinas e calmas, o que deixa a praia ideal para banho, inclusive das crianças.

foto-praia-porto-da-barra-salvador-bahia-brasil-0456

Ao longe, os praticantes de esportes náuticos tomam conta do visual de Porto da Barra, como vela e windsurfe.

foto-praia-porto-da-barra-salvador-bahia-brasil-1044

Democrática, Porto da Barra ainda é lugar ideal para curtir o sol da areia e também petiscar com um belo visual.

2 – Praia do Farol da Barra

Na sequencia da Praia do Porto da Barra esta outra das melhores praias de Salvador: a do Farol da Barra, um dos cartões-postais mais famosos da capital baiana.

A Praia do Farol da Barra é aquela mesma onde está a Fortaleza de Santo Antônio, tradicional nos postais baianos e nas imagens do Carnaval de Salvador. O forte é um dos atrativos históricos da cidade e atualmente abriga o Museu Náutico da Bahia, com muitos objetivos, documentos e fotos de embarcações e da vida da Marinha brasileira na região.

foto-praia-farol-da-barra-salvador-bahia-brasil-foto-0404

As águas da praia são ótimas para banho, calmas e com formação de piscinas naturais na maré baixa. Há também vários bares e restaurantes no entorno (que agitam a noite também), permitindo uma maior praticidade para os turistas, que não precisam ir longe para saborear os pratos típicos locais.

farol-da-barra-salvador-ba-0518

A Praia do Farol da Barra termina no Morro do Cristo, onde há uma imagem de Cristo Redentor, ponto de encontro de muitos moradores.

No final de tarde, a Praia do Farol da Barra se torna um imenso palco para observar o belo pôr do sol, com cores encantadoras e o astro rei ‘afundando’ no mar.

foto-praia-farol-da-barra-salvador-bahia-brasil-foto-1112

Programe-se, pois vale a pena passar o dia todo na região, dividindo entre a Praia do Porto da Barra e a do Farol da Barra!

3 – Praia de Ondina

Localizada em um dos bairros mais nobres de Salvador, a Praia de Ondina fica em terceiro na nossa lista pelas belezas e facilidades do local.

A região é repleta de hotéis e resorts, o que permite que os turistas se hospedem e curtam com tranquilidade e conforto toda a bela orla. Além disso, há diversas barracas e quiosques de petiscos e bebidas, com ótima infraestrutura, ao gosto do freguês.

praia-ondina-salvador-ba-9286

Se estiver pensando em banhos e mergulhos, a Praia de Ondina é excelente, pois há formações de piscinas naturais pelas rochas próximas da orla, com águas cristalinas e bem refrescantes. Porém, tome cuidado na maré baixa, pois a água de torna mais turva e afunda com rapidez logo depois das pedras.

Se estiver programando uma temporada de conforto e descanso, a Praia de Ondina é certamente uma ótima pedida!

4 – Praia de Itapuã

“É bom
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã”

Vinícius de Moraes já cantou esta praia em sua música “Tarde em Itapoã” e você saberá do que se trata todo este encantamento quando chegar lá!

Praia de Itapoã é um dos cartões-postais de Salvador e, sem dúvida, uma das melhores praias da cidade para curtir dias e dias de mar calmo e areia clara.

foto-praia-de-itapoa-salvador-bahia-brasil-foto-1520

Itapoã é bastante frequentada pelas suas piscinas naturais formadas pela presença de arrecifes na orla, deixando o local ideal para banhos em águas calmas e cristalinas. Sua ótima infraestrutura também atrai os turistas, com muitos quiosques e bares, inclusive com um dos acarajés mais famosos de Salvador: o da Cira, que vale a pena experimentar!

O local também abriga o Farol de Itapuã, onde jangadas e barquinhos completam a bela paisagem no final da tarde.

foto-praia-de-itapoa-salvador-bahia-brasil-foto-1514

5 – Praia do Buracão

Agora, se você prefere um local mais reservado, com paisagem rústica e pouca infraestrutura: Salvador tem! É a Praia do Buracão, no Rio Vermelho.

A praia fica praticamente escondida e é pouco movimentada, pois seu acesso se dá por uma estrada de terra a partir do alto da Rua Barro Vermelho.

Apesar de um pouco mais complicado de chegar lá, não é tão difícil assim e compensa pela beleza de uma paisagem mais deserta e sem o agito da região central.

praia-buracao-salvador-ba-1150

O mar na Praia do Buracão é agitado e com correnteza forte, o que não é recomendado para crianças e idosos. Porém, praticantes de esportes curtem toda esta força do mar e banhos também estão liberados com a devida precaução.

À noite, permaneça na região do Rio Vermelho e prove os mais famosos acarajés de Salvador nas barracas de  Dinha e Regina, com sabor arretado e preços justos!

Você está conferindo dicas das 10 Melhores praias de Salvador! Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6 – Praia de Stella Maris

A sexta da nossa lista é a Praia de Stella Maris, ideal para quem prefere mais privacidade, mas não abre mão da praticidade.

Stella Maris é um dos novos bairros requintados da capital baiana, com muitos resorts e casas de veraneio. A orla abriga as famosas barracas Honolulu e Cabana Doce Vida, onde os jovens da capital se reúnem para diversão, agito e muita paquera.

foto-praia-stella-maris-salvador-bahia-brasil-1528

Stella Maria fica a 26 quilômetros ao norte do centro de Salvador, por isto, em sua programação, tire o dia todo para curtir a região.

O cenário é emoldurado por dunas e coqueiros, e as águas, normalmente, não são tão agitadas, com algumas piscinas naturais de águas transparentes se formando na maré baixa. A orla é extensa e em alguns pontos as ondas se tornam mais fortes, onde há a prática de surf e também pesca.

foto-praia-stella-maris-salvador-bahia-brasil-1554

Para quem procura um local único para ficar e curtir uma bela praia, Stella Maris é nossa indicação.

7 – Praia do Flamengo

A sétima da nossa lista segue bem o perfil da praia acima, Stella Maris. Cercada de requintados condomínios, a Praia do Flamengo é ótima para curtir o dia todo com muito conforto, pois há barracas com ótima infraestrutura, que proporcionam mesas, cadeiras e espreguiçadeiras, além de serviços como massagens, duchas e espaço infantil para lazer das crianças.

praia-flamengo-salvador-ba-9594

O mar tem águas agitadas e os surfistas são frequentes na água, o que não impede os banhos, mas sempre com precaução pelas pedras presentes na região. A praia costuma ficar lotada, principalmente nos finais de semana.

foto-praia-do-flamengo-salvador-bahia-brasil-foto-1614

A Praia do Flamengo já fica na divisa com Lauro de Freitas, a 26 quilômetros ao norte do centro de Salvador. Por isto, programe-se para passar o dia todo por lá que vale a pena!

8 – Praia de Piatã

Com um calçadão, ótima infraestrutura e boas ondas, a Praia de Piatã entra em nossa lista em oitavo, sendo muito frequentada por moradores da região.

Na orla, o calçadão é ponto de encontro dos esportistas para corridas e caminhadas. Há também vários barzinhos que oferecem petiscos e aquela cerveja gelada ao som de música ao vivo para relaxar com um visual incrível de mar azulado.

foto-praia-pieta-salvador-bahia-brasil-9425

Já na praia, os banhos são ideais na maré baixa, quando a água fica mais calma. Na maré alta são os praticantes de surf e windsurfe que tomam conta da paisagem.

9 – Praia de Jaguaribe

A nona praia do nossa lista de melhores praias de Salvador é a Praia de Jaguaribe, que fica a 20 quilômetros do centro da cidade, vizinha das praias de Patamares e Piatã.

A praia fica na foz do Rio Jaguaribe, o que deixa o mar bastante agitado, com ondas fortes e constantes. Os surfistas adoram esta combinação e são figurinhas frequentes por lá. Jaguaribe é, inclusive, palco de alguns campeonatos de surf no Brasil. Já a parte mais central da praia é mais tranquila, onde o banho é liberado.

foto-praia-jaguaribe-salvador-bahia-brasil-9421

A larga faixa de areia fica disputada nos melhores dias de sol e o calçadão atrai esportistas e também abriga barracas com os melhores petiscos locais.

10 – Praia de Amaralina

E a décima na nossa lista das melhores praias de Salvador é a Praia de Amaralina, que apesar de não ter suas águas próprias para banho durante o ano todo, reúne muito movimento na bela orla.

As águas da região são agitadas e com ondas fortes, que fazem a diversão dos surfistas. Porém, estas mesmas características deixam o banho perigoso, principalmente pela presença de muitas pedras.

foto-praia-da-amaralina-salvador-bahia-brasil-2210

Mas, é na orla que a Praia de Amaralina se destaca. As várias barracas servem os melhores quitutes e bebidas da região, e ainda há muitos bares e restaurantes que agitam o local dia e noite. O calçadão é bastante frequentado pelos esportistas, que caminham, pedalam e correm com um visual belíssimo da praia.

Vale a pena tirar um dia e apreciar o final de tarde por lá!